Influências da França no Brasil

26 de fevereiro de 2018
Por  Daniel.Caliope

A cultura do Brasil é muito heterogênea, ou seja, podemos encontrar raízes muito diversas em nosso cotidiano.  Por exemplo, temos diversas comidas e músicas típicas, nossa cultura é miscigenada, e ouras diversidades tão amplas quanto o território brasileiro. Apesar disso, nós temos influências de outras culturas mundiais. Hoje vamos falar sobre aspectos das influências francesas que marcaram a nossa própria cultura.

Etiqueta à Gastronomia – O Brasil francês:

Nós brasileiros incorporamos ao nosso cotidiano diversos traços provenientes da cultura francesa. De antemão podemos começar pelas regras de conduta, ou a famosa “etiqueta”. Essa prática tem raiz no conjunto de normas da corte em eventos públicos, que retratavam formas de “polidez” no trato social para marcar diferença entre a conduta “civilizada” da nobreza e a conduta das camadas menos abastadas da sociedade na época. Com o passar do tempo, a noção de etiqueta tornou-se popular e provavelmente você já tenha até ouvido sobre a tal.

Atualmente, o uso dos talheres, guardanapos e a elegância à mesa em um jantar “chique” é uma ideia à francesa de requinte e comportamento adequado aos padrões de determinados ambientes. E por falar em jantar, na gastronomia, temos diversas influências francesas. Quem não conhece o “pão-francês”, ou mesmo o crepe, petit-gâteau ou quiche? Vários elementos da culinária da França foram trazidos e, em seguida, adaptados conforme os nossos ingredientes e necessidades.

O crescimento de padarias no Rio de Janeiro e em São Paulo desde o século XIX trouxe os brioches, as baguettes, os croissants semelhantes às receitas das boulangeries. Da mesma forma, outros produtos surgiram tanto pela criatividade dos nossos padeiros quanto para aproveitar os ingredientes que tinham em mãos, originando receitas como o “pão francês”, que só existe no Brasil. Sem contar com as diversas técnicas culinárias, hábitos à mesa, o requinte na decoração do prato da cozinha artística e etc.

Influências históricas:

Eventualmente, no campo das ideias, a França influenciou muitos brasileiros também. A Inconfidência Mineira, evento histórico no Brasil, foi um movimento inspirado pelo Iluminismo, bem como a a Revolta dos Alfaiates, na Bahia, guarda grandes traços da Revolução Francesa.

Na educação também temos alguns eventos que marcam influência da França: Durante o governo de Getúlio Vargas ocorreu a Reforma na Educação Secundária de acordo com o modelo de educação pública francesa, pensando no ensino científico e na escola laica. Intelectuais como Lévi-Strauss (Antropologia), Roger Bastide (Sociologia) e Fernand Braudel (História) estiveram presentes na fundação da Universidade de São Paulo, em 1934.

Interessante, não? Para continuar descobrindo os elementos da cultura francesa que nos permeiam, conheça o blog do CFOL!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online