Foto: Yves Magat/MSF
Ficamos muito felizes em anunciar mais uma parceria do Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo (IFESP): passamos a apoiar a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF). O IFESP se tornou apoiador corporativo, por meio de duas bolsas de estudo integrais. As bolsas dão acesso completo à nossa plataforma Curso de Francês Online (CFOL). Os contemplados se beneficiam do curso Premium durante dois anos, com acesso garantido do nível básico ao avançado. Eles também podem aproveitar 4 cursos bônus.
A importância do francês para MSF
A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras vê a necessidade de seus profissionais conhecerem o idioma francês por inúmeras razões, dentre elas o fato da sede brasileira ser uma seção associada ao Centro Operacional de Bruxelas. Outro motivo são os locais onde a organização realiza seus projetos. Muitos estão em regiões cuja língua local é a francesa. Por isso, dominar o idioma facilita a comunicação dos profissionais com a população.
Deise Vieira, Diretora de Recursos Humanos de MSF-Brasil, resume a relevância da parceria. “É grande a importância do francês e é muito bom poder contar com um parceiro como o IFESP. Nosso centro operacional situa-se na Bélgica e, por isso, é importante dominar o idioma para melhores interações, principalmente para os cargos mais altos. Temos muito conteúdo circulando na língua, até em função de nossas raízes francesas. Além disso, em muitos projetos, o idioma falado no terreno é o francês. É um idioma muito utilizado na organização”.
Ensino online: a melhor forma de aprender francês
Médicos Sem Fronteiras conta com profissionais de diversas áreas: médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros. Parte deles é recrutada no Brasil e pode, a qualquer momento, partir para um projeto no exterior. Por isso, ter a chance de estudar o idioma online possibilita que os profissionais de MSF aprendam francês em qualquer lugar do mundo.
Democratização do ensino da língua francesa
O IFESP sempre teve como principal norte democratizar o acesso à língua francesa. O instituto deu um passo decisivo em direção à nova sociedade digital, confirmando a ousadia e o espírito de inovação que sempre marcaram a história da escola, ao criar a plataforma Curso de Francês Online (CFOL), tornando possível o acesso à língua e à cultura francesa em várias regiões do Brasil e do mundo.