Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Exames DELF e DALF anulados em decorrência do Coronavírus

Por Administrativo maio 18, 2020

As sessões de junho de 2020 foram suspensas pelas instituições responsáveis pelos exames. Datas de setembro foram mantidas.

 

Em abril passado, da parte da France Education International (FEI) e da Chambre de Commerce d’Industrie de Paris (CCIP), órgãos franceses responsáveis pela elaboração e emissão das provas e certificados do DELF e do DALF, tivemos a notícia de que, em razão da pandemia da Covid-19 que assola o Brasil e o mundo, as sessões de junho de 2020 dos exames seriam suspensas justamente dada a falta de condições sanitárias para a sua realização. 

Aos que tinham se inscrito para as provas de junho, houve, então, além da opção de cancelamento e reembolso da taxa de inscrição, a possibilidade de remarcação dos seus exames para setembro deste mesmo ano, nos dias 16 e 17. E como prezamos por tentar encontrar pequenas coisas boas em uma situação tão difícil como esta, se você não estava vendo nada de positivo nisso, ao menos tente pensar que, agora, você ganhou um tempinho extra para se dedicar e ir ainda melhor no exame.

É importante, então, restabelecer uma rotina de estudos. Muito embora estejamos todos passando por um momento em que a motivação para simplesmente sentarmos e estudarmos um pouquinho todos os dias demora a aparecer (ou simplesmente não vem), tentar fazer aquele esforcinho para dedicarmos um momento dos nossos dias à língua francesa é essencial. 

Aos poucos você verá que essa rotina inclusive pode te ajudar a passar melhor pelo confinamento, pois, em dado momento, a hora do estudo terá se tornado um hábito, e sua mente já estará condicionada à, naquele intervalo de tempo que você separou para estudar francês, concentrar-se completamente em suas atividades, esquecendo, assim, por quarenta minutos que seja, um pouco da loucura que está o mundo lá fora. Mas vale dizer também que, quando aqui falamos em estudar, não só sobre assistir às aulas e fazer exercícios de gramática estamos falando! 

Para aprimorar sua performance em língua francesa é claro que importa que a sua exposição à mesma seja constante e bastante intensa até a data do exame. Mas além de se preocupar com o estudo dos pontos gramaticais, é igualmente fundamental, por exemplo, procurar por documentos textuais e audiovisuais autênticos, isto é, tudo aquilo que foi produzido por nativos (na maior parte do tempo, para nativos), para que, assim, você acostume olhos e ouvidos com os tipos de documentos que podem ser cobrados na hora do teste. 

Assim, nos dias em que você sentir que não vai ter jeito, que não vai rolar pegar um livro de gramática, escutar músicas e podcasts, ver vídeos no YouTube, assistir filmes, tudo isso em francês, logicamente, também pode funcionar, e fará com que você trabalhe diversas competências da língua de um jeito tanto mais dinâmico e leve.  

Outra coisa que você pode fazer é escolher se informar sobre a pandemia pelos canais francófonos de comunicação, seja por emissoras de rádio e TV ou mesmo por notícias de jornal online. Mas cuidado para não exagerar! O excesso de informação pode ser tão nocivo quanto a ignorância para a sua saúde mental. Por isso, escolha apenas um veículo para fazê-lo.

E se apesar de todas as dicas você ainda sentir um friozinho na barriga todas as vezes em que pensa na aproximação do dia do teste, fique tranquilo, pois há ainda os nossos cursos preparatórios que podem te ajudar a ir preparado e confiante para mais essa etapa do seu desenvolvimento pessoal. Você pode conhecer mais sobre os preparatórios DELF B1, B2 e DALF.

De todo modo, ficam, então, aqui registrados os nossos melhores desejos de bons estudos até lá! 

Bon travail!

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *