Estudar no Quebec: conheça o sistema de educação

10 de abril de 2019
Por  Daniel.Caliope

Primeiramente, estudar no Quebec é perfeito para quem deseja uma educação de qualidade na América do Norte por um custo inferior ao dos Estados Unidos! A província bilíngue preserva sua cultura francesa tanto na língua quanto na arquitetura. Além de múltiplos descontos para estudantes de todas as idades, a cidade tem, antes de tudo, uma das maiores e mais prestigiadas bibliotecas da América do Norte, a BAnQ (Bibliothèque et Archives nationales du Québec), onde estudantes de todas as faculdades se reúnem para estudar, fazer reuniões, assim como fazer pesquisas dentro de um dos maiores acervos literários do mundo.

O sistema de educação quebequense funciona diferentemente do resto do Canadá, afinal. Portanto, a trajetória estudantil funciona então em 4 etapas: primeiramente na escola primária (duração de 6 anos), a segunda sendo a escola secundária (duração de 5 anos), a terceira sendo o colegial (2 anos) , que eles chamam de Cégep e, finalmente por último, o ensino superior universitário (a partir de 18 anos de idade).

 

Universidades para estudar no Québec

Em 2017, a cidade de Montréal, no Quebec, foi considerada pelo QS Best Student City Ranking a melhor cidade para se morar sendo estudante. Além de ser uma das cidades com custo de vida mais acessível da América do Norte, apresenta faculdades de altíssima qualidade. Para ingressar nos curso de graduação e estudar no Quebec é preciso, porém, um diploma equivalente ao diploma quebequense, o DEC.

L’Université de Montréal

via Université de Montréal

Primeiramente, a Universidade de Montréal compete pelo primeiro lugar com  universidades no Quebec. Ela se encontra entre as top 100 do mundo e tem mais de 135 anos. Enquanto bilíngue, a faculdade oferece cursos em francês como língua primária, bem como inglês como língua secundária, pois pela maioria dos cursos ser em francês, o domínio do idioma é essencial. A universidade tem uma ampla gama de cursos e modalidades para graduação cujas inscrições estão abertas durante diferentes épocas do ano. Cada curso de graduação tem sua particularidade na admissão que podem ser encontradas no site da Université de Montréal.

L’Université de Québec à Montréal

Via Université de Québec à Montréal

A Universidade do Quebec em Montreal se situa no coração da cidade de Montreal entre dois dos mais animados bairros, o Quartier latin (bairro latino) e Quartier des spectacles (bairro dos espetáculos). Além da alta diversidade de cursos, muitos são exclusivos desta universidade. A faculdade oferece várias bolsas estudantis que são concedidas sob certas condições e os cursos são em francês. Para mais informações sobre ingresso, preços e bolsas, consulto o site da faculdade.

 

L’Université McGill

estudar no Quebec
Via Université de Mcgill

A Universidade McGill é uma das universidades mais conhecidas do Canadá. Ela se posiciona entre as top 100 universidades do mundo e é considerada por muitos rankings a melhor do Canadá e do Quebec .  Ela se encontra no coração da cidade de Montréal e é uma das principais universidades anglófonas da região. Mais uma vez, o domínio do francês é indispensável pois ele permanece sendo a língua de comunicação da cidade de Montréal. Para mais informações sobre os cursos de graduação e as condições de admissibilidade na Universidade McGill consulte o site da faculdade .

 

L’Université d’Ottawa

estudar no Quebec
Via Université d’Ottawa

A universidade de Ottawa não se localiza na província de Quebec, porém não está longe! Esta universidade que se encontra na capital canadense é uma das principais instituições de ensino bilíngues do país e ainda promove o uso da língua francesa. A principio, sua principal vantagem é que o estudante que realizar 4 ou então mais cursos em francês tem mais chances de conseguir um desconto significativo na tarifa estudantil através de bolsas de estudos. Ou seja, falar a língua francesa é um quesito essencial se você deseja uma educação de qualidade por um preço acessível! Consulte o site da universidade para mais informações sobre o bilinguismo e os cursos e condições de admissibilidade .

 

L’Université de Laval

estudar no Quebec
Via Université de Laval

A Université de Laval fica na capital da província, Québec. Ela foi a primeira universidade francófona da América e foi criada em 1852. Apesar da sua aura de cidade grande, a Cidade do Québec se encontra perto da natureza, além de ser uma das cidades mais seguras e históricas do Canadá. Atualmente, a universidade propõe cursos presenciais e a distância, assim como estágios em vários lugares no mundo. Por fim, para mais informações sobre os cursos e condições de admissibilidade, consulte o site da universidade.

 

Os Cégeps – Estudar no Quebec durante o colegial

Em primeiro lugar, os estudos colegiais são uma peculiaridade no Quebec. Dessa forma, eles não são obrigatórios como os estudos primários e secundários, porém não se pode ingressar nas universidades sem ter feito Cégep. Dessa forma, os cursos são extremamente amplos. Assim, dentro de um Cégep você pode fazer os programa gerais como ciências humanas e naturais, que têm como intuito preparar os alunos para a universidade, e duram dois anos. Ou então, pode-se fazer cursos técnicos, que têm uma duração de 3 anos e concedem um diploma técnico específico, bem como contabilidade ou policial, próprio para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Consulte o site do serviço regional de admissão de Montreal para se inscrever  e o site dos cégeps em Montréal para saber mais sobre os programas oferecidos pelos cegeps.

Collège Ahuntsic

O Collège Ahuntsic é um dos maiores Cégeps francófonos do Quebec e oferece vários cursos pré-universitário, assim como cursos técnicos. Além disso, ele dispõe de residências estudantis mobiliadas e que custam entre 415 e 620 dólares canadenses.  Consulte o site para mais informações.

Collège de Maisonneuve

O Cégep Maisonneuve é reconhecido por sua qualidade nas formações e tem suas portas abertas ao público internacional. Como resultado tem mais de 50 anos de existência e cursos em quase todas as áreas de conhecimento, com professores renomados. Consulte o site do Cégep para saber mais .

Cégep du Vieux Montréal

O Cégep du Vieux Montréal é uma grande escola com mais de 6100 alunos e 52 opções de cursos com diferentes perfis. Este Cégep oferece estágios no exterior, assim como incentiva a internacionalização formando cidadãos abertos ao mundo. Consulte o site do Cégep para mais informações .

A importância de falar francês

Definitivamente, estudar no Quebec é uma oportunidade incrível! O Canadá é um país que está sempre aberto a receber novos imigrantes. Porém, é sempre importante falar a língua do país, principalmente se você deseja estudar lá! Portanto, por que não fazer um curso de francês antes de se mudar e, como resultado, chegar pronto para os novos desafios?

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online