Estudar francês no Rio Grande do Sul

18 de março de 2019
Por  Daniel.Caliope

Antes de mais nada, você sabia que é possível encontrar uma forte influência francesa no Rio Grande do Sul? Essas influências impactam não só a cultura, mas também o comércio local há muito tempo. Então, vamos conhecer algumas dessas ligações franco-gaúchas que vão te fazer querer começar seu curso de francês hoje?

Colonização francesa no Rio Grande do Sul

A única colônia francesa da região é a Colônia Santo Antônio, formada na zona rural do município de Pelotas em 1980. Essas terras foram colonizadas por famílias francesas em área comprada pelo comerciante João Antônio Pinheiro. No início, os franceses se dedicavam à produção de alfafa, à plantação de videiras, bem como ao desenvolvimento da fruticultura. A presença dessas famílias francesas levou à criação das primeiras fábricas de compotas e conservas de frutas e legumes, o que deu origem às agroindústrias de Pelotas e desenvolveu a tradição doceira de Pelotas e a Fenadoce.

A presença dos franceses em Pelotas foi tão significativa que a Universidade Federal de Pelotas criou o Museu da Colônia Francesa.

Rio grande do sul atrai a atenção dos franceses ainda hoje

No início de 2018 foi realizada uma reunião para apresentar aos franceses as oportunidades de negócio no estado. Antes que o evento começasse, foi assinado o contrato entre o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 50 milhões de euros (R$ 200 milhões), que terão como fim o financiamento de projetos de impacto positivo sobre o meio ambiente e o clima. 

Vantagens de falar francês no Rio Grande do Sul

Como vimos, grandes empresários franceses estão dispostos a investir cada vez mais no estado do Rio Grande do Sul, o que torna um diferencial no currículo saber falar francês! A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) é, por exemplo, um dos locais que oferecem oportunidades de emprego. A língua francesa é uma das mais aprendidas no mundo e possui uma posição de destaque dentre as línguas estrangeiras.

Donc, quando você vai começar a estudar francês?

O Curso de Francês Online – CFOL, do grupo IFESP, é reconhecido por ser a melhor escola de francês online no Brasil! Nossa meta é difundir a cultura e a língua francesa no Brasil com excelência e qualidade, permitindo que todos possam ter acesso a um bom ensino de francês.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online