Dia do Advogado: qual a ligação do direito com aprender francês?

5 de agosto de 2019
Por  Alexandrine

Muitos dos nossos alunos são da área do direito e nos procuram por saberem a importância de falar francês nessa área. Para comemorar o dia do advogado, nós reunimos algumas curiosidades sobre a ligação da língua francesa com o direito!

  1. O francês é idioma da diplomacia e além disso é o idioma oficial de grandes organizações internacionais como: ONU, União Europeia, UNESCO e Cruz vermelha.
  2. Também é a língua falada em importantes cidades como Bruxelas, Estrasburgo e Luxemburgo.
  3. A segunda constituição do mundo é a francesa, escrita em 1791 devido a Revolução Francesa de 1789.
  4. É um dos idiomas exigidos pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), do lado do espanhol. Ambas as provas, a de francês e a de espanhol são obrigatórias!
  5. O direito francês tem a mesma raiz história histórica que o direito brasileiro: são herdeiros do direito romano.
  6. A influência francesa é muito forte no direito administrativo, internacional e civil, por isso muito da biografia dessas áreas é em francês.
  7. O direito administrativo brasileiro é ensinado desde de 1854 e vem do direito francês.
  8. Para os que seguem o caminho do direito internacional, seja ele público ou privado, vai se deparar com a influência dos autores franceses.
  9. No âmbito do direito civil a influência francesa se dá na dicotomia: Código Civil e Código Comercial.
  10. França é a casa de universidades renomadas da área do direito, como a Université Panthéon- Assas Paris II e a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

 

E a ligação do IFESP com a área de direito?

Nós do IFESP sempre tivemos muitos alunos da área do direito, por isso criamos uma grande afinidade com esse público e tentamos devolver suas confianças sempre os proporcionando a melhor experiencia, por isso auxiliamos alguns alunos para o futuro acadêmico no direito na França!

Você ainda não estuda francês?

Não se preocupe, o Curso de Francês Online (CFOL) é a sua melhor opção para iniciar os estudos.

 

VICTOR CAVALCANTE

Advogado

“Comecei a estudar com o IFESP já na reta final da candidatura para os cursos de mestrado em direito, na França. Contratei 1 módulo de curso de francês online (C1) e a orientação acadêmica. Os 2 produtos são ótimos para o que se propõem: facilitar seu ingresso em uma universidade francesa. O curso te dá a base teórica para a provas de línguas, a preço acessível, enquanto a orientação te permite elaborar, com auxílio de um expert, seu dossiê de candidatura nos moldes esperados pela universidade. A plataforma de ensino online é bem prática, estável, com bom nível de interação com os professores. Você faz o seu ritmo e avalia, em tempo real, seu progresso no curso. Nele, todas as habilidades linguísticas são testadas e, com nossa parte de esforço pessoal, são aprimoradas. Após meses de orientação e parceria, consegui C1 no TCF (Fev/2018) e fui aprovado em 2 universidades de Paris. Missão cumprida, com empurrãozinho do IFESP.”

 

THAIS DUTRA FERNANDEZ

Advogada

“Depois de retornar de um intercâmbio universitário em Lille, França, passei a nutrir o interesse de cursar o Mestrado no país. Durante toda minha trajetória acadêmica me dediquei ao estudo do Direito Internacional e, especialmente, ao ramo do Direito Internacional dos Direitos Humanos. Por esse motivo, cursar parte da minha formação acadêmica no país reconhecido como “berço” dos Direitos Humanos só poderia fortalecer a minha trajetória. […] A IFESP foi, portanto, fundamental para que no próximo semestre eu dê início ao Master in Human Rights and Humanitarian Action a que tanto aspirei.”

 

Uma outra forma é auxiliando futuros advogados do Brasil a começarem a estudar francês desde a graduação, desse forma estabelecemos convênios com a Fundação Getúlio Vargas.

 

LEONARDO LEITE

Presidente do Diretório Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas

“Esse tipo de oportunidade surge para os alunos da FGV, seja do Direito, Administração, Economia ou RI, quando se firma uma parceria de duas instituições desse porte. Sabemos que a qualidade de ensino é elevada quando os professores do instituto são os mesmos professores da melhor faculdade de business da América Latina.

Acreditamos que o instituto seja a porta de entrada tanto para universidades francesas quanto para o mercado de trabalho. Tal qualificação vem se mostrando cada vez mais fundamental para a evolução profissional e pessoal dos indivíduos.

Nós, do Diretório Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas, só temos a agradecer pelos frutos que os alunos da nossa escola irão colher com a parceria formada.”

 

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online