4 segredos da vida estudantil na França

18 de agosto de 2020
Por  Alexandrine

Você sabia que, todos os anos, a França atrai pessoas das mais diversas nacionalidades para as suas conceituadas instituições de ensino? É que o país, além de oferecer uma formação de alta qualidade e, assim, um diploma valorizado em todo o mundo, também proporciona ótimas condições de vida para os estudantes. 

Se você sonha em fazer graduação ou pós-graduação em uma universidade francesa, continue esta leitura e desvende os principais segredos da vida estudantil na França.

 

1. Onde os estudantes moram?

São muitas as possibilidades. Há estudantes instalados tanto em pensionatos e em alojamentos particulares quanto em residências estudantis públicas, modalidade de moradia mais procurada e que, por isso, é bastante concorrida.

Amparadas pelo Estado e administradas pelo CROUS (Centres régionaux des Œuvres Universitaires et Scolaires), as residências públicas são muito vantajosas porque, ao mesmo tempo em que estão em ótimas localizações, oferecem também aluguéis acessíveis ao orçamento da grande maioria dos universitários.

Há, ainda, a Cidade Internacional Universitária de Paris (CIUP), opção de habitação muito conveniente, que conta com dezenas de casas estudantis alojadas num belo parque e com aluguéis variáveis de acordo com o conforto e com a duração da estadia.

 

2. É verdade que existem muitos restaurantes universitários?

Sim, são centenas deles espalhados por toda a França! Localizados perto das residências estudantis, dentro ou próximos aos campi universitários, esses restaurantes unem comida variada, dieta equilibrada, qualidade e preços atrativos.

Já pensou em fazer uma refeição completa – com entrada, prato principal e sobremesa – e pagar pouco mais de 3€? É, de uma vez só, economia de dinheiro – porque, gastando pouco, come-se muito bem! – e economia de tempo – porque, com a correria da vida universitária, nem sempre é possível cozinhar! 

 

3. Os estudantes pagam menos para usar o transporte público?

O cartão Navigo Imagine R, que se destina aos estudantes matriculados em escolas francesas, desde que eles ainda não tenham passado dos 26 anos, garante uma redução de, pelo menos, 50% nos gastos com o transporte público de Paris e da região metropolitana de Paris. 

Quando se quer solicitar o Navigo Imagine R, é necessário submeter, através do site do Île de France Mobilités, uma documentação específica para ser avaliada.

 

4. E quanto à oferta de atividades culturais?

Na França, que é uma das grandes capitais de cultura do mundo, o que não faltam são oportunidades para se estar em contato com a arte e para desfrutar de diversas formas de entretenimento. 

O mais legal é que os estudantes têm a vantagem de conseguir ingressos para museus, cinemas e teatros com preços especiais! É a chance perfeita para curtir exposições, filmes, peças e tudo de melhor que o país tem a oferecer!

 

Por esses e por tantos outros motivos, a França acolhe maravilhosamente bem estudantes do mundo inteiro. Ficou interessado e não sabe por onde começar a se preparar para uma temporada de estudos nas grandes universidade francesas? 

 

Acompanhe o artigo do blog Universidades Francesas com dicas iniciais e importantes de como estudar na França. Conheça também o nosso curso Assessoria Campus France – Uma orientação completa para todos os estudantes no processo de candidatura via Campus France Brasil.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online