EAD

Conheça em detalhes tudo sobre o Ensino a Distância do CFOL!

14 de outubro de 2020
Por  Administrativo

O ano de 2020 sem dúvidas foi marcado, na esfera da educação, por uma presença massiva do ensino remoto na casa de milhares de pessoas.

 

Com a crise da Covid-19, muitas escolas e cursos presenciais rapidamente tiveram de se adequar a esse tipo de experiência virtual, extremamente nova para muitos, visando darem conta de uma continuidade no ensino que, de outro modo, não poderia acontecer por questões sanitárias.

 

No entanto, não podemos confundir tal tipo de atividades síncronas desenvolvidas com caráter de urgência pelo ensino remoto com aquelas criadas especialmente para o Ensino a Distância já há muito tempo.

 

Isso porque cursos que foram criteriosa e cuidadosamente pensados para a modalidade EAD sempre levaram em conta as particularidades do ensino online em suas propostas, não se tratando apenas de uma mera transposição de aulas que se dariam, a princípio, no presencial para o universo digital.

 

Um curso EAD de excelência é, portanto, aquele que, desde o início, foi pensado e desenvolvido enquanto tal, explorando suas vantagens e especificidades, e não apenas buscando se colocar como réplica de um curso tradicional comum, porque isso, como foi dito, não funcionaria, dado que os meios digitais têm características singulares que não correspondem  necessariamente àquelas dos ambientes presenciais.

 

Nesse sentido, o CFOL é um grande exemplo de como uma escola de francês 100% online conseguiu promover, ao longo dos anos, diferentes cursos de língua francesa verdadeiramente EAD, criando, assim, um ensino a distância de Francês Língua Estrangeira (FLE) de qualidade.

 

Se você ficou curioso e quer saber em detalhes sobre como o nosso EAD é estruturado, o convidamos, então, a dar continuidade na leitura deste artigo!

 

Nossa Metodologia 

 

O CFOL considera, na elaboração das atividades e exercícios dos seus cursos de idiomas, conceitos advindos das ciências cognitivas. Assim, nossa equipe pedagógica tem em conta, ao longo do desenvolvimento de seu conteúdo programático, os diferentes estágios de aprendizagem de uma língua estrangeira. 

A estrutura dos diferentes cursos é pensada, então, para que os alunos sejam completamente bem sucedidos em dominar, ao final de 12 meses, os conteúdos que lhes foram apresentados, de modo a conseguirem operá-los sem precisar refletir sobre seus conhecimentos adquiridos, levando-os, portanto, a um certo automatismo das operações referentes ao uso da língua, que só é possível no estágio último da aprendizagem. 

 

No entanto, tais automatismos não são frutos de exercícios de repetição sistemáticas e condicionantes; pelo contrário: antes, são consequência do engajamento ativo dos alunos em seus processos de aprendizagem, posto que o CFOL considera o estudante como o grande protagonista deste processo.

 

A Gamificação é também muito presente durante o uso da plataforma, e imprime esta dimensão ativa de resolução de desafios, importante para o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira ‒ afinal, o aluno precisa se sentir estimulado na medida certa durante as atividades que lhe são propostas, para manter-se engajado durante as lições. 

 

Os exercícios lúdicos que se dão através de jogos, tanto para trabalhar com o léxico quanto para trabalhar com as compreensões orais e escritas, manifestam esse entendimento. 

 

Nesse sentido, autonomia e disciplina são duas palavras muito importantes dentro dos nossos cursos, uma vez que a evolução do aluno dentro da plataforma de ensino depende consideravelmente do comprometimento individual de cada um para com suas aulas e atividades.

 

O ensino do CFOL tem igualmente por objetivo constituir uma experiência significante para o aprendiz, levando em conta, dentro da modalidade EAD, as necessidades e interesses dos alunos. 

 

Por isso, a grande quantidade de dossiês extras propostos pela plataforma visa se adequar a possíveis linhas de interesse dos estudantes, deixando à sua disposição materiais de temas diversificados para que os alunos, de certa forma, possam não só aprofundar seu conhecimento de e em língua francesa, mas também personalizar seus percursos de aprendizagem dentro do FLE. 

 

Por fim, importa dizer que, principalmente para os níveis iniciais, há uma presença considerável da língua materna, que aparece na forma de tradução dos conteúdos explicativos, em enunciados das atividades e também em exercícios de associação, para tornar mais acessível o francês para o aluno que nunca antes teve contato com o idioma. No entanto, conforme este avança na língua, essas intervenções em língua materna vão se rareando, de modo a não serem contraproducentes para a fluência do aluno.

 

Características da plataforma de ensino

 

De forma geral, a navegação no site se dá de maneira bastante intuitiva. Ainda assim, podemos encontrar, dentro da própria plataforma, explicações a respeito de como ela está organizada. 

 

No canto inferior direito da página inicial, existe uma seção intitulada “Menu Principal”, onde, ao clicarmos sobre “Tutoriais”, uma página se abre e, nela, vemos um mapa da Europa sobre o qual encontramos diversos pins, cada qual com o nome de um dos principais elementos, funcionalidades e ferramentas componentes dos cursos do CFOL, são eles: 

 

  • as videoaulas (assíncronas); 

 

  • as Aulas ao Vivo (síncronas); 

 

  • o aplicativo Zoom, por onde são realizadas as Aulas ao Vivo;

 

  • o aplicativo móvel, no caso, o Moodle, que permite que a plataforma seja passível de ser acessada a partir de diferentes dispositivos; 

 

  • o fórum, presente dentro da própria plataforma, onde os alunos têm a possibilidade de se comunicar com outros estudantes e criar grupos de discussão;  

 

  • os jogos, que constituem uma modalidade de exercícios utilizada sobretudo para trabalhar o léxico;

 

  • os jogos imersivos, outro formato de exercício, desta vez presentes nas lições de compreensão oral e escrita;

 

  •  o Vídeo Quiz, que consiste em vídeos explicativos que preveem pausas para que os alunos preencham as lacunas que respondem às perguntas feitas pelo tutor em vídeo, como se fosse uma dinâmica de sala de aula, em que um professor pergunta e seu aluno responde; assim como no universo presencial, o feedback a respeito da acuracidade da resposta é imediato;

 

  • a pronúncia, que remete às atividades de pronúncia que ocorrem dentro da plataforma através da gravação de vídeos; 

 

  • o material PDF, onde são disponibilizados exercícios suplementares que podem ser baixado e impressos, de modo que o aluno possa estudar também offline;

 

Clicando em cada um dos itens, o aluno tem acesso a tutoriais em vídeo que tratam de cada um dos respectivos itens. 

 

Em todo o caso, o CFOL oferece a possibilidade de os estudantes fazerem um tour guiado pela plataforma, para aprenderem como melhor navegar por ela e conhecer todas as ferramentas que ficam à disposição dos estudantes, como é o caso também do painel de notícias do Le Monde, por exemplo, que é constantemente atualizado ao lado direito da tela inicial de uso, onde podemos ver os títulos das últimas notícias e, ao clicar sobre elas, somos enviados imediatamente para a página do jornal na Internet.

Ainda na página de início, além de o aluno conseguir visualizar todos os cursos aos quais ele está matriculado, no mesmo canto direito onde vemos a ferramenta de notícias, há um recurso chamado Cursos Bônus, onde os estudantes encontram uma lista enorme de conteúdos extras organizados por temas, que vão desde dossiês sobre cultura francesa, história da arte, moda e gastronomia, passando por fichas de vocabulário, ditados, e exercícios de compreensão oral, até uma verdadeira biblioteca online, onde os alunos têm acesso a inúmeros ebooks gratuitos de autores consagrados da literatura francesa.

A plataforma conta com uma segunda página chamada “Painel”, onde é possível ver mais umas vez os cursos aos quais o aluno tem acesso, quais deles estão em andamento, quais ainda não foram iniciados, quais já foram encerrados, os favoritos e os ocultos.

 

O estudante tem acesso a seus arquivos privados, seus emblemas, um calendário, um pequeno painel de avisos referentes aos próximos eventos da escola, sua linha do tempo, e uma lista com todos os alunos que estão online na plataforma ao mesmo tempo que ele ‒ o que é especialmente útil para que os alunos possam praticar francês entre si ao solicitarem o início de uma nova conversa com os demais usuários online.

A página seguinte é a página de cursos, onde, mais uma vez, o aluno tem listados os cursos aos quais ele tem acesso. Ao clicar sobre qualquer um dos sete níveis do idioma, ele visualiza, para todos os módulos, as 13 etapas que compõem cada um dos cursos, desde o Básico 1 até o Avançado 2. 

Do lado direito da tela, o aluno sempre contará com uma janela de comunicação, onde a qualquer momento ele pode escrever mensagens para sanar suas dúvidas com seu tutor; imediatamente abaixo, ele consegue acompanhar seu progresso dentro do curso e, clicando sobre “Ranking”, ele vê a sua posição com relação aos demais alunos que, como ele, estão cursando um mesmo nível do idioma dentro do CFOL.

 

Em seguida, ele consegue checar toda a tabela de conteúdos do módulo; para cada etapa, as atividades das lições, uma vez cumpridas, tem seus ícones preenchidos em verde, sinalizando assim quais delas estão completas e quais continuam por fazer.

 

Por fim, existe o recurso “Dicionário”: interno à plataforma, ao clicar sobre qualquer palavras duas vezes consecutivas, uma página do dicionário Reverso se abre, para que o aluno possa consultar sua tradução.

Em linhas gerais, nota-se, portanto, que a plataforma explora uma vasta gama de ferramentas de ensino e comunicação, com diferentes abordagens tecnológicas, semióticas e estilísticas ao longo dos cursos propostos.

 

Assim, o CFOL vale-se do uso tecnológico de ferramentas interativas para propor um ensino de FLE criativo e prazeroso aos seus alunos, sem deixar de se preocupar em ter uma progressão sistemática do seu conteúdo, organizado em sequências didáticas que respeitem as diretrizes do CECR, trabalhando as quatro principais competências da língua ‒ a saber as produções e compreensões oral e escrita.

 

E aí, curtiu a apresentação do nosso EAD e quer ser parte dessa experiência incrível de ensino-aprendizagem do francês língua estrangeira? Então, seja aluno do CFOL e comece o quanto antes a aprender francês com o curso online feito para você!

 

Obs.: A descrição feita neste texto se refere ao Curso Premium, nem todos os cursos do CFOL possuem todas as funcionalidades é preciso verificar caso opte por outro curso. 

guia-curso-de-frances-online

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.