EAD

Por que o EAD chegou para ficar?

5 de julho de 2021
Por  Alexandrine

Por causa da necessidade do isolamento social em tempos de coronavírus, os anos de 2020 e 2021 foram marcados por uma série de mudanças repentinas e de ajustes obrigatórios. Nesse contexto, o campo da educação foi, evidentemente, um dos que mais precisou se adaptar.

É que, da noite para o dia, cursos presenciais de todos níveis tiveram que rever suas práticas, migrar para o EAD e, nessa modalidade, redescobrir a relação de ensino-aprendizagem.

Assim, muitas pessoas que nunca haviam entrado em contato com a educação à distância tiveram que, de repente, experimentá-la. E o que é mais interessante: aos poucos, no correr dos últimos meses, o EAD não apenas agradou, com as suas vantagens, um número grande de alunos, como também revelou que, quando bem realizado, é uma modalidade de ensino muito eficaz.

Se, até 2020, o EAD foi uma realidade de alcance crescente mas ainda restrito no Brasil, a verdade é que, a partir de agora, ele se projeta como uma tendência mesmo para depois da pandemia. Conheça, a seguir, alguns dos porquês que justificam esse fenômeno.

Porque o EAD está a seu favor!

Muitas pessoas, embora tenham o desejo de estudar, não conseguem encaixar um curso presencial e fixo na intensa rotina do dia a dia. Os motivos são vários, mas estão quase sempre ligados a dificuldades na otimização do tempo. 

A educação online surge aí como uma possibilidade muito atrativa. Não será mais você quem deverá se adequar aos horários rígidos de um curso. Pelo contrário: no EAD, geralmente é o curso que se adapta a você e te dá autonomia para escolher, considerando a sua realidade diária, qual é o melhor momento para estudar.

Porque o EAD traz para perto o que, normalmente, está longe!

Fora das grandes cidades, nem sempre é fácil encontrar escolas que oferecem o curso desejado nas condições desejadas. Em contraposição a isso, o EAD revela mais uma das suas vantagens: ele alarga o acesso, levando diversos cursos e atividades para os quatro cantos. 

Você aprende diretamente da sua casa e descobre o mundo através do seu computador! Não é incrível?

Porque o EAD inova para potencializar o aprendizado!

O Ensino a Distância propõe uma relação de ensino-aprendizagem que vai além da mesmice e do tradicional. A fim de que seus alunos possam aprender mais e melhor, muitos cursos EAD têm investido em técnicas diversificadas, em alta tecnologia e na criação de comunidades de aprendizado.

O melhor exemplo

Imagine só: você ama Paris e, já há muitos anos, quer aprender francês. A rotina que combina trabalho, universidade e família não permite que você frequente um curso presencial, o qual, além de ter um horário rígido, fica longe da sua casa.

Um dia, pesquisando por bons cursos, você descobriu o Curso de Francês Online do IFESP. A oportunidade de obter uma formação completa e um diploma; aprender com recursos variados, como vídeo-aulas, aulas ao vivo e games; estar em contato com um tutor que te auxilia nas dúvidas e corrige as suas atividades; contar com ferramentas de Inteligência Artificial para melhorar sua pronúncia… Não é imperdível? Você pode fazer tudo isso, mergulhando na cultura francesa diariamente e sem sair de casa.

Ficou fácil entender o porquê do EAD está crescendo cada vez mais, certo? Com todas as vantagens que oferece, a modalidade promete continuar se popularizando mesmo no contexto pós-pandemia. No ensino do futuro, o EAD tem lugar de privilégio. 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online