EAD

O que avaliar na escolha de um curso de francês?

11 de agosto de 2021
Por  Alexandrine

Le moment est arrivé : você decidiu que quer aprender um novo idioma e está buscando o curso de francês ideal. Nós te ajudamos nessa busca.

Aprender francês traz vantagens profissionais e pessoais, como já dissemos em outros artigos de nosso blog. Dessa forma, é um excelente investimento para pessoas de todas as idades e com os mais variados objetivos. Mas como escolher o melhor curso de francês? O que levar em conta na hora de fechar esse negócio? Vamos ajudá-lo nesta escolha.

Primeiro, é importante saber: existem cursos e cursos. Não é só porque se matriculou em uma escola de línguas que você realmente vai aprender. Portanto, é necessário conhecer detalhes da escola e o que ela oferece para apoiar seu avanço. Dessa forma, listamos alguns pontos críticos, que farão a diferença em sua escolha.  

 

  • Conheça seus objetivos

O primeiro passo é definir quais são seus objetivos de aprendizado. Conversação, escrita, leitura, você planeja viajar, trabalhar em outro país? Com isso claro, você pode escolher melhor o curso que ofereça as características que atendam às suas necessidades. Procure sempre conferir o portfólio de atividades, recursos de mídia, exercícios e apoio de tutores, que ajudam a complementar seus estudos e aceleram seu aprendizado. A abordagem do ensino também é interessante de ser analisada, já que pode ter mais ou menos aderência a seus objetivos.  

 

  • Tempo de duração do curso de francês

Quanto tempo você espera investir para chegar a seus objetivos? Embora a maioria dos alunos espere resultados rápidos, o estudo da língua pode levar tempos variados, depende do grau de profundidade e fluência esperado. Se, por exemplo, você vai preencher uma vaga de trabalho na França ou Québec e não fala francês, sua janela de aprendizado precisará ser muito curta. Por outro lado, se você tem planos mais longos de estudos ou emigração, você pode se aperfeiçoar com mais profundidade e mais tempo de estudo.

A melhor estratégia é analisar as opções da escola, verificando quais tipos de cursos são oferecidos e como ela pode atender suas necessidades presentes ou futuras. Via de regra quanto mais flexibilidade e mais opções, melhor esta escola pode se adaptar a seu cronograma e, portanto, mais indicada ela será.

 

img-responsive

 

  • Formato do curso de francês

Você é do tipo que rende mais no conforto do lar? Ou prefere o contato direto com professor e alunos em uma sala de aula? Cada estilo de aprendizado vai responder melhor a um estilo de aula, por isso é importante que você conheça bem a escola que você busca, avaliando quais são os formatos de cursos oferecidos, online, gravado, presencial, semipresencial etc. Não necessariamente há um formato melhor que o outro: o ideal é encontrar o curso que tenha as características que melhor se adequem às suas necessidades, restrições e objetivos no momento.

 

  • Referências e credenciais

Aprender línguas não requer talento, mas ensinar, sim. Procure conhecer o histórico da escola que você está avaliando, veja se tem professores qualificados, preferencialmente nativos, confira as opiniões e avaliações de quem estuda ou já estudou lá, e avalie os recursos que a escola oferece. Veja também se a metodologia é sólida, se ela faz sentido e se consegue atender àquilo que você busca, da forma e dentro do tempo que você tem em mente.

Quanto mais recursos e aderência às suas necessidades e estilo, melhor será sua base e, portanto, melhor seu aprendizado.

Naturalmente, parte importante de seu aprendizado vem diretamente de seu esforço, do tempo dedicado aos estudos, e do uso que você faz dos recursos da escola. Quer realmente aprender? Então deixe o CFOL te ajudar! Oferecemos professores nativos, metodologia exclusiva, enorme variedade de recursos de aprendizado.  

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online