EAD

O QUE AVALIAR NA ESCOLHA DE UM CURSO DE FRANCÊS?

12 de fevereiro de 2020
Por  Administrativo

Le moment est arrivé : você decidiu que quer aprender francês e está buscando o curso ideal. Nós te ajudamos nessa busca.

Aprender francês traz vantagens profissionais e pessoais, como já dissemos em outros artigos de nosso blog , e é um excelente investimento para pessoas de todas as idades e com os mais variados objetivos. Mas como escolher o melhor curso? O que levar em conta na hora de fechar esse negócio? Vamos ajudá-lo nesta escolha.

Primeiro, é importante saber: existem cursos e cursos. Não é só porque se matriculou em uma escola de línguas que você realmente vai aprender; é necessário conhecer detalhes da escola e o que ela oferece para apoiar seu avanço. Por isso, listamos alguns pontos críticos, que farão a diferença em sua escolha.  

 

  • Conheça seus objetivos

O primeiro passo é definir quais são seus objetivos de aprendizado. Conversação, escrita, leitura, você planeja viajar, trabalhar em outro país? Com isso claro, você pode escolher melhor o curso que ofereça as características que atendam às suas necessidades. Procure sempre conferir o portfólio de atividades, recursos de mídia, exercícios e apoio de tutores, que ajudam a complementar seus estudos e aceleram seu aprendizado. A abordagem do ensino também é interessante de ser analisada, já que pode ter mais ou menos aderência a seus objetivos.  

 

  • Tempo de duração do curso

Quanto tempo você espera investir para chegar a seus objetivos? Embora a maioria dos alunos espere resultados rápidos, o estudo da língua pode levar tempos variados, depende do grau de profundidade e fluência esperado. Se, por exemplo, você vai preencher uma vaga de trabalho na França ou Québec e não fala francês, sua janela de aprendizado precisará ser muito curta; já, por exemplo, se você tem planos mais longos de estudos ou emigração, você pode se aperfeiçoar com mais profundidade e mais tempo de estudo.

A melhor estratégia é analisar as opções da escola, verificando quais tipos de cursos são oferecidos e como ela pode atender suas necessidades presentes ou futuras. Via de regra quanto mais flexibilidade e mais opções, melhor esta escola pode se adaptar a seu cronograma e, portanto, mais indicada ela será.

 

  • Formato do curso

Você é do tipo que rende mais no conforto do lar? Ou prefere o contato direto com professor e alunos em uma sala de aula? Cada estilo de aprendizado vai responder melhor a um estilo de aula, por isso é importante que você conheça bem a escola que você busca, avaliando quais são os formatos de cursos oferecidos, online, gravado, presencial, semipresencial etc. Não necessariamente há um formato melhor que o outro: o ideal é encontrar o curso que tenha as características que melhor se adequem às suas necessidades, restrições e objetivos no momento.

 

  • Referências e credenciais

Aprender línguas não requer talento, mas ensinar, sim. Procure conhecer o histórico da escola que você está avaliando, veja se tem professores qualificados, preferencialmente nativos, confira as opiniões e avaliações de quem estuda ou já estudou lá, e avalie os recursos que a escola oferece. Veja também se a metodologia é sólida, se ela faz sentido e se consegue atender àquilo que você busca, da forma e dentro do tempo que você tem em mente.

Quanto mais recursos e aderência às suas necessidades e estilo, melhor será sua base e, portanto, melhor seu aprendizado.

Naturalmente, parte importante de seu aprendizado vem diretamente de seu esforço, do tempo dedicado aos estudos, e do uso que você faz dos recursos da escola. Quer realmente aprender? Então deixe o CFOL te ajudar! Oferecemos professores nativos, metodologia exclusiva, enorme variedade de recursos de aprendizado.  

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.