Como trabalhar, estudar e ter uma vida social?

27 de junho de 2019
Por  Alexandrine

A gente tem muitos alunos que estão na mesma situação, por isso ouvimos com frequência eles falando como é difícil trabalhar, estudar e ter  vida social.

Muitos dos alunos do Grupo IFESP estão passando por este mesmo dilema, conversando com eles conseguimos reunir boas dicas de quem passou com maestria por essa fase. Assim montamos essa lista de dicas de como conciliar trabalho, estudos e vida social!

Não vamos mentir, é difícil, mas não é impossível! Por isso, nossos 5 passos para melhorar organizar sua vida!

 

Perceba a razão de estar fazendo tudo isso

É muito importante você perceber o porquê você trabalha e estuda ao mesmo tempo, o valor que isso tem pra você não necessariamente é o mesmo que outra pessoa dá. Porém, sempre existe um motivo e é ele que te move, nunca esqueça dos seus objetivos, porque assim essa caminhada fica menos cansativa e passa a ter realmente um significado,. Deixo aqui então a questão: qual o objetivo que você tem nas coisas que faz hoje?

 

Se programe bem antes

Se você tem um trabalho pra entregar no dia 30, você não vai começar a escrever ele no dia 27, porque a chance de dar ruim é grande! Já é grande se você não trabalha, e se você trabalha, vai ser mais difícil ainda se organizar.

Se programe: tenha as datas anotadas e comece a fazer as coisas com antecedência. Uma dica é usar alguma agenda virtual, assim você consegue separar as tarefas por cores e ter uma noção do planejamento da sua semana.

Obs.: se você leva marmita pro trabalho, pense na sua comida do dia inteiro, isso vai te ajudar a ter uma alimentação saudável e nutritiva.

 

Não deixe pra fazer tudo no final de semana

Esse é o erro básico da galera, a gente acha que vai dar tempo de ler 5 textos, escrever um trabalho e ainda sair com seus amigos no final e semana. No final, você nem estuda direito e nem para ter vida social.

 

Prioridades

Com toda essa correria, separe um tempo pra você. Saia com os seus amigos, vá fazer academia, passear no parque, enfim, procure aquilo que te dá prazer. Como o trabalho e os estudos acabam sendo prioridade ao longo da semana, separe algumas horas do seu final de semana pra fazer alguma atividade de lazer.

 

Adeque seus horários

Tente adequar os seus horários do trabalho e da faculdade, nem sempre isso é possível dependendo do curso, mas caso você possa montar a sua grade horária na faculdade, pense sempre nos intervalos do dia e em como você vai conseguir estudar e ter tempo de ir para o trabalho.

 

Não tenha pressa em se formar

Trabalhar e estudar é puxado e, por conta disso, muitas pessoas tendem a se matricular em menos matérias para poder conciliar com a faculdade. Isso é normal e você tem que pensar que estagiando/trabalhando você também está garantindo o seu futuro. Quando você terminar a faculdade, a chance de você já se formar trabalhando são maiores.

 

Os seus amigos vão entender

Quando você tem muitas coisas para fazer ao longo do dia, pode ser que você não consiga responder a mensagem do seu amigo ou que, de final de semana, você só queira ficar em casa relaxando. Então, não se cobre e não se sinta culpado em relação a isso, os seus amigos vão entender.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online