Como é ser professor de francês?

10 de dezembro de 2018
Por  Alexandrine

Queríamos saber como é ser professor de francês, e para isso conversamos com duas professoras do Curso de Francês Online (CFOL): Juliana Birchal e Marie Autefort, para saber um pouco mais sobre a profissão.

Juliana Birchal é formada em teatro, estudou 7 meses na França com o grupo de teatro famoso théâtre du soleil. Voltando para o Brasil se estabeleceu em São Paulo e começou a trabalhar como professora de francês.

Marie é mestre em FLE (Français Langue Etrangère) pela Université de Bordeaux, instrutora de francês e gerente de educação a distância do IFESP.

Em primeiro lugar, selecionamos algumas informações importantes tanto para os professores quanto para aqueles que querem entrar na profissão!

É difícil encontrar trabalho como professor de francês?

Não é difícil encontrar alunos que queiram aprender a língua. Segundo as professoras existem muitas pessoas interessados em aprender francês. Sobretudo, quando questionadas se existe diferença entre professores nativos ou não, elas reforçam que tanto um como outro são professores capacitados. Elas acentuam que talvez seja interessante começar com um professor de francês não nativo e talvez depois ter aulas com um nativo.

A licenciatura é necessária?

A licenciatura, no geral, tem uma estrutura com aulas gerais sobre o mundo da educação,  misturando alunos de vários cursos. Porém, mesmo que você não tenha licenciatura conta muito já ter tido experiência dando aula, pois isso vai facilitar na hora de começar a lecionar.

Existem outras formações para ser professor de francês fora a licenciatura em francês, como, por exemplo formação em FLE (francês língua estrangeira). Juliana Birchal, por exemplo, era formada e licenciada em teatro, porém isso não foi um impedimento na hora de começar a dar aulas de francês.

E pra ser professor de francês na França?

Se você quiser ser professor de FLE na França, Marie diz que normalmente é preciso um mestrado em didática do FLE, mas enfatiza, assim como Juliana, que o mais importante é a familiarização com a didática.

Dica para quem já é professor de francês

É preciso sempre se atualizar, fazer cursos e formações. Juliana acentua que por não ter graduação em letras, sempre precisa atualizar seu currículo. Embora os formados também devam continuar estudando sempre!

Marie reforça e diz que mesmo os professores mais antigos e experientes procuram se atualizar e dá o exemplo dela mesma que, por trabalhar com ensino a distância (EaD), tem que estar sempre atenta às novas ferramentas e tecnologias. Além disso, acrescenta que é sempre bom se atualizar no vocabulário e na gramática, porque as língua também muda! Fake news é unfox em francês, por exemplo.

Última dica essencial

Conhecer as novas teorias de aprendizagem para conhecer melhor o perfil dos seus alunos e otimizar as práticas em sala de aula. Porém, não se esquecer de sair da teoria e colocar o aprendizado na prática, tanto na sala de aula como participando de workshops, enfatiza Marie, relembrando dos workshops focados na prática em sala de aula propostos pelo CFOL.

A última dica essencial da Juliana é ter confiança no seu trabalho e ter humildade para admitir os erros e limitações, caso você se sinta coagido por ser um professor iniciante. Ela diz que muitas vezes queremos entrar na sala e já ser mestre, mas precisamos saber que isso vem com tempo. Se você está entrando em uma sala de aula não é porque você está apto para estar ali, então se sinta confiante do seu trabalho!

Você já conhece a formação para professore de francês FLE (Français langue étrangère) do IFESP? É a primeira formação FLE completamente online do Brasil, para aqueles que querem dar aula de francês e para os professores que desejam participar do processo seletivo do IFESP. O curso oferece uma excelente bagagem teórica e prática para que você obtenha um melhor desenvolvimento profissional da área do Francês. Entre em contato com a nossa equipe para maiores informações.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online