Aprendizado de francês: conheça 4 opções para melhorar o seu!

16 de agosto de 2021
Por  Alexandrine

Hoje em dia, saber uma segunda língua é um desejo de profissionais, turistas e entusiastas de cultura. Por outro lado, os estudos de um novo idioma, como o aprendizado de francês, pode ser um processo cansativo, demorado e pouco efetivo. Em outras palavras, muitos acreditam que é preciso ter “talento” para os estudos e aprendizado de novas linguas. O que não é verdade.

Atualmente, em nosso mundo altamente conectado e digital, o aprendizado de francês (ou qualquer língua estrangeira, no caso) vai muito além de livros didáticos e sala de aula. Portanto, você pode aprender online, em seu computador, no celular, em grupos de estudo, em viagens e muito mais. A melhor parte é que não existe um método que, necessariamente, seja melhor que o outro. Em outras palavras, tudo depende do estilo e da disponibilidade de cada um.

Sem ideia de onde começar? Pas de problème ! Veja aqui algumas opções de estudo populares e suas características, para orientar seus estudos e melhorar seu aprendizado de francês!

 

Imersão

Muita gente precisa aprender uma língua “para ontem”, por motivos de viagem, emprego ou similares. Nestes casos, a imersão é uma ótima forma de acelerar seus conhecimentos. Esta, é particularmente útil para quem precisa dominar o básico começando do zero, pois permite reforçar as estruturas essenciais da língua e praticar o uso em contextos relevantes. Exige bastante concentração do aluno, pois ele será exposto a uma ampla carga de conteúdo, o que certamente será cansativo, mas tem como vantagem os grandes avanços em tempo curto.  

 

Intercâmbio

Aprender no país de origem da língua, ou onde é falada como idioma nativo, é uma excelente ideia. Perfeito para quem quer pegar fluência e aumentar a naturalidade, se espelhando na dinâmica da comunicação dos nativos, o intercâmbio também é excelente para aprender mais sobre a cultura do local. É mais indicado para quem já conhece a língua e busca aperfeiçoamento, já que o estudante vai precisar lidar com diversos contextos sociais no idioma estrangeiro.

Uma dica importante: evite intercâmbio com muitos brasileiros ao seu redor. Embora seja mais fácil a socialização e a convivência com gente de sua própria cultura, boa parte do aprendizado está, justamente, em se adaptar ao estilo e à linguagem do lugar, por isso não perca a chance de realmente mergulhar na língua e deixar o português guardado um tempo.

Método de Spaced Repetition

Este método de estudo, usado por apps como o Duolingo, se baseia em repetir estímulos da língua, usando frases e contextos de complexidade crescente. Em outras palavras, com o tempo, o aluno vai lidando com exercícios mais difíceis, reforçando seus conhecimentos por meio da repetição. É bom para quem tem pouco tempo e precisa estudar de qualquer lugar (como transporte público ou intervalos de atividades) ou não consegue se concentrar por longos períodos, graças ao dinamismo e às repetições do método. Não é indicado para quem busca aperfeiçoamento, sendo mais proveitoso para estudos em nível básico.  

 

Cursos

No método mais tradicional de ensino: alguém ensina diretamente o conteúdo para um ou mais alunos. Graças à tecnologia, hoje as aulas podem ser presenciais e on-line (ao vivo e gravadas); vamos analisar cada caso e ver quais suas vantagens.

  • O modelo mais clássico são as aulas presenciais, com professor e um ou mais alunos. Neste caso, as vantagens são a maior interatividade com o professor, maior flexibilidade da abordagem dos conteúdos durante a aula e mais interação entre os alunos. Por outro lado, é mais inflexível em termos de horário, o que pode dificultar quem tem a agenda comprometida.
  • Já no modelo online tem duas opções: gravado e ao vivo, sendo que você ainda pode contar com apoio de tutores. No caso de aulas gravadas, você tem maior flexibilidade de horário e local, podendo rever a aulas várias vezes, mas perde em interatividade; o uso de tutores ajuda nestes casos, já que você pode consultar um especialista diretamente para resolver dúvidas. As aulas ao vivo, por outro lado, trazem um equilíbrio entre interação e flexibilidade, já que o aluno pode assistir às aulas de qualquer lugar, pode interagir com o professor e consultar os materiais de apoio posteriormente, além de contar com a ajuda do tutor, quando disponível.

Qual destes métodos é o melhor? Aquele que atende suas necessidades! Quem busca máxima flexibilidade pode optar por apps e aulas gravadas, quem quer priorizar a interatividade, melhor pensar em presenciais e aulas ao vivo e quem quer maximizar o aprendizado realmente deve olhar para o intercâmbio. Gostou? Que tal aprender francês com o CFOL, a melhor e maior escola de francês online do Brasil.  

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online