Black Friday existe na França?

25 de outubro de 2019
Por  Alexandrine

A Black Friday é hoje um fenômeno mundial que mobiliza milhões de pessoas que procuram os melhores preços. Embora o mundo inteiro conheça a Black Friday, existem países onde ela tem uma maior aderência, como os Estados Unidos, berço deste movimento.

Na França tudo começou com as soldes

Você sabe como surgiram as soldes? Sua história é quase tão boa quanto os preços dela!

Segundo o jornal francês Ouest-France, tudo começa no início do século XIX quando as lojas especializadas estavam enfraquecendo suas vendas e abrindo espaço a um novo tipo de loja as magasins de nouveautés,  lojas que vendiam diversos produtos em um só lugar. Uma dessas lojas era a Le Petit Saint Thomas fundada por Simon Mannoury em 1830.

 

As lojas dessa época criavam roupas por encomendas com os tecidos da estação, o que encarecia o produto. Assim sendo, Mannoury, como homem esperto que era, teve a brilhante ideia de usar os tecidos das coleções passadas e vender as roupas feitas com esses materiais por um preço menor. É assim que nascem as soldes francesas.

 

Reza a lenda que Mannoury  fazia vendas a distância, uma grande novidade para a época. Como os preços das roupas eram etiquetados, isso possibilitava que as pessoas comprassem as roupas a distância e as recebessem por correio!

Soldes X Black Friday

Uma vantagem das soldes em relação ao Black Friday é que elas duram bem mais tempo, enquanto a Black Friday dura só um dia e acontece só uma vez ao ano, as soldes duram um pouco mais de um mês e acontecem duas vezes ao ano, no verão e no inverno.

 

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online