Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
(11) 99111-9425
(11) 3031-3599

A presença do francês em Minas Gerais [bônus: curso online]

Por Administrativo abril 01, 2019

Minas Gerais é um dos estados do Brasil que possuem muitas influências francesas. Essa ligação pode ser observada ao longo de eventos históricos do estado. Tenho certeza que depois de conhecer mais da presença francesa nas terras mineiras, você vai querer estudar francês e começar a falar língua de Rousseau e Voltaire.

 

Franceses em Minas desde o período colonial

A influência francesa começa já na época colonial com o francês Ambroise Jauffret, informante francês sobre a descoberta do ouro e sobre a descrição das capitanias, que abrangiam o que seria a futura Minas Gerais. Com a descoberta das minas de ouro no final do século XVI, Ambroise Jauffret desempenhou então um papel muito importante, a descrição minuciosa da capitania de São Paulo feita por Jauffret é enviada ao Primeiro Ministro da França, essa descrição se encontra hoje nos Archives Nationales da França. Nos textos de Ambroise Jauffret é possível encontrar descrições detalhadas das incursões paulistas no interior de Minas Gerais, assim como a exata localização das minas. Além disso, nesses documentos é possível encontrar uma descrição exata da costa brasileira, conhecimento necessário para as possíveis futuras invasões francesas.

 

As influências francesas: o iluminismo

Com a crise do sistema colonial, a administração colonial portuguesa adotou um conjunto de medidas políticas repressoras e fiscalizadoras. Em Minas, principal região mineradora do país a presença das autoridades portuguesas se tornavam cada vez mais presente. Tais medidas favoreciam o governo português, mas encareciam a vida dos colonos, o que motivou o que seria a Inconfidência Mineira.

Embora se escute muito que a Inconfidência Mineira teve influência da Revolução Francesa, na verdade o que existe em comum entre as revoluções é o fato de ambas se basearem em ideias iluministas, lutando assim pela liberdade e pelo fim do poder absoluto dos reis.

 

E hoje em dia?

Depois de saber sobre algumas das influências francesas em Minas Gerais, você se animou em aprender a língua que esteve presente nesses acontecimentos?

  • O francês, como podemos ver, é ainda hoje a língua do pensamento e do debate, tanto que estas são práticas até hoje presentes no povo francês.
  • A língua francesa é o idioma  de grandes filósofos como: Descartes, Sartre ou Derrida
  • É a língua “de la lumière”, ou seja, da luz! Graças ao ideais universais criados pelos filósofos do século das Luzes, que formularam o direito dos homens no mundo.
  • É uma língua referência para os estudos em diversas áreas como: história, filosofia e direito.

 

On commence?

Curso de Francês Online – CFOL, do grupo IFESP, é reconhecido por ser a melhor escola de francês online no Brasil! Nossa meta é difundir a cultura e a língua francesa no Brasil com excelência e qualidade, permitindo que todos possam ter acesso a um bom ensino de francês.

Você pode começar hoje, experimentando uma amostra dos nossos cursos. É só acessar aqui!

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *