A influência da língua francesa na psicologia

by Administrativo agosto 27, 2019
A influencia da língua francesa na psicologia

Estudar psicologia ou psicanálise é se deparar com autores franceses de vez em quando. Na psicanálise, por exemplo, grande nomes franceses já são velhos conhecidos como Jacques Lacan e Elisabeth Roudinesco. Para celebrar o dia do psicólogo na nossa escola de francês online, viemos trazer algumas curiosidades sobre essa profissão na França e possibilidades de estudos em psicologia em grandes Universidades Francesas.

 

Alguns vertentes de psicologia fortes na França

Muitas pessoas da área da psicologia pensam na possibilidade de estudar na França. Uma curiosidade interessante é saber que estudar Psicologia em uma Universidade Francesa implica em estudar, também, disciplinas científicas como a biologia ou aulas de estatísticas, ponto que também inquieta muitos os franceses  já que o curso de psicologia na França mistura fortemente os mundos de exatas, humanas e biológicas.

 

Psicologia clínica

Durante o curso de Psicologia, o estudante pode aprender a Psicologia clínica caso ele queira exercê-la no meio hospitalar, numa casa de repouso para pessoas idosas, ou ainda nos serviços sociais.

 

Psicologia cognitiva

Um outro ramo é a Psicologia cognitiva que estuda os processos da inteligência, da memória e da linguagem. É ainda possível se especializar na psicologia do trabalho, ramo amplo já que abre as portas para profissões nas agências de medicina do trabalho e na área de recursos humanos.

 

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é mais voltada às ciências biológicas, pois estuda as relações cérebro/ comportamento. O curso conta com matérias que podem ser estudadas durante uma Pós-graduação chamada Master de Neuropsychologie et Psychologie Cognitive (Neuropsicologia e Psicologia Cognitiva) na Universidade Paris V.

 

É preciso fazer mestrado para ser psicólogo na França

Para se formar como psicólogo na França é preciso estudar até o final do mestrado, isso porque a graduação na frança dura três anos e o mestrado, mais dois anos. Sendo assim, só depois de ter cursado cinco anos de psicologia é que o estudante sai da faculdade com o título de psicólogo. O que acontece muito nas terras francesas é que os estudantes acabam indo por outros caminhos que não o da psicologia clínica, que consideramos os mais comuns quando pensamos em um psicólogo. Por isso a área de Recursos Humanos na França vem crescendo cada vez mais.

 

Comece a estudar francês com a gente!

Muito mais que te ensinar francês, nosso lema é te fazer alcançar os seus objetivos, sendo eles pessoais ou profissionais! Conheça os benefícios de estudar com o Curso de Francês Online. 

Social Shares

Related Articles

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *