Psicologia e a influência da língua francesa

27 de agosto de 2019
Por  Daniel.Caliope

Estudar psicologia ou psicanálise é se deparar com autores franceses de vez em quando. Na psicanálise, por exemplo, grandes nomes franceses já são velhos conhecidos como Jacques Lacan e Elisabeth Roudinesco. Para celebrar o dia do psicólogo, viemos trazer algumas curiosidades sobre essa profissão na França e possibilidades de estudos em psicologia em grandes Universidades Francesas.

Algumas vertentes de psicologia fortes na França

Muitas pessoas da área pensam na possibilidade de estudar na França. Uma curiosidade interessante é saber que estudar psicologia em uma Universidade Francesa implica em estudar, também, disciplinas científicas como a biologia ou aulas de estatísticas, ponto que também inquieta muitos os franceses, já que o curso na França mistura fortemente os mundos de exatas, humanas e biológicas.

Psicologia clínica

Durante o curso, o estudante pode aprender a Psicologia clínica caso ele queira exercê-la no meio hospitalar, numa casa de repouso para pessoas idosas, ou ainda nos serviços sociais.

Psicologia cognitiva

Um outro ramo é a Psicologia cognitiva que estuda os processos da inteligência, da memória e da linguagem. É ainda possível se especializar na psicologia do trabalho. Conhecida como um ramo amplo, já que abre as portas para profissões nas agências de medicina do trabalho e na área de recursos humanos.

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é mais voltada às ciências biológicas, pois estuda as relações cérebro/ comportamento. O curso conta com matérias que podem ser estudadas durante uma Pós-graduação chamada Master de Neuropsychologie et Psychologie Cognitive (Neuropsicologia e Psicologia Cognitiva) na Universidade Paris V.

É preciso fazer mestrado para ser psicólogo na França

Por fim, para se formar como psicólogo na França é preciso estudar até o final do mestrado. Isso acontece porque a graduação na França dura três anos e o mestrado, mais dois anos. Sendo assim, só depois de ter cursado cinco anos de faculdade, é que o estudante sai com o título de psicólogo. O que acontece muito nas terras francesas é que os estudantes acabam indo por outros caminhos que não o da psicologia clínica, que consideramos os mais comuns quando pensamos em um psicólogo. Por isso, a área de Recursos Humanos na França vem crescendo cada vez mais.

 

Comece a estudar francês com a gente!

Muito mais que te ensinar francês, nosso lema é te fazer alcançar os seus objetivos, sendo eles pessoais ou profissionais! Conheça os benefícios de estudar com o Curso de Francês Online. 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online