A importância do francês para a área de história

27 de agosto de 2019
Por  Alexandrine

A França é um país influente no mundo, o que leva muitas pessoas a começarem a aprender francês. Essa influência francesa se encontra tanto no passado, quando a França impactou diversos países com seus ideais iluminista e, consequentemente, a Revolução Francesa, mas também na atualidade, por encantar muitas pessoas com a sua cultura.

Se quando estamos na escola entendemos o peso dos acontecimentos históricos franceses, a ligação da história com a língua francesa se faz ainda mais presente e clara para os profissionais da área de história. Até porque eles não se deparam somente com acontecimentos históricos franceses mas, também, com um acervo bibliográfico em francês produzido por importantes historiadores franceses ao longo do tempo, como Jacques Le Goff, Fernand Braudel, Marc Bloch, Pierre Nora, entre outros. Se não bastasse tudo isso, a França também abriga universidades de excelência na área de história, dentre elas a menina dos olhos: Université Paris 1 Panthéon Sorbonne

 

O departamento de história da Sorbonne

A procura pelos cursos de História da Sorbonne se explica pela excelência do departamento. Ao todo, são doze áreas que abrangem estudos sobre a Antiguidade Clássica, o mundo árabe, o Império Bizantino, a Idade Moderna, a Europa Meridional ou a França Moderna, por exemplo. Para os estudiosos da área da História do Brasil, na Sorbonne existe uma cadeira dedicada ao assunto e, por ela já passaram importantes historiadores brasileiros, como Luiz Felipe de Alencastro e Laura de Mello e Souza.

O master (mestrado) é a porta de entrada para a pesquisa acadêmica de alto padrão, cobrindo um grande leque de áreas: história econômica e social, história política e cultural, história das relações internacionais, história da mundialização, civilizações dos tempos modernos e história demográfica, dentre outras.

A formação em doctorat (doutorado) é de alto nível e se divide entre duas escolas doutorais: “mundos antigos e medievais”, na qual os pesquisadores trabalham com doutorandos em língua e literatura grega e latina, assim como doutorandos de história das religiões e estudos semíticos; e a escola de “História moderna e contemporânea”, que oferece uma formação profunda em história da economia, demografia histórica e família, relações internacionais, história militar ou história da Europa central.

 

Estudar junto a um dos maiores acervos do mundo

Para quem trabalha com história, um dos setores de atuação profissional são os museus. Por isso a França oferece uma ótima experiência cultural e, possivelmente, profissional para os profissionais da área. 

Museus como o Louvre, por exemplo, possuem escolas – no caso, o Louvre ele tem a École du Louvre! Para entrar na escola do Louvre, o aluno estrangeiro deve passar por um concurso. Todas as informações de admissão para cada ciclo se encontram nessa página.

Ele também deve passar pelo exame de proficiência nível TCF C1 para poder entrar nos programas de Pós-graduação da escola e, para a graduação, o nível TCF B2 é requerido.

As algumas das áreas de estudo para o premier cycle (primeiro ciclo), o equivalente a graduação, que dura 3 anos são: Cours d’histoire générale de l’art et Cours de méthodologie.

Para os candidatos interessados em mestrado, o chamado deuxième cycle (segundo ciclo) na escola do Louvre, as áreas de estudos são: 

  • Recherche en histoire de l’art appliquée aux collections
  • Recherche en muséologie
  • Marché de l’art
  • Médiation
  • Régie et conservation préventive
  • Documentation et humanités numériques

A escola também possui o troisième cycle, terceiro ciclo, que equivale ao doutorado, que tem duração de 3 anos.

 

Comece a estudar francês com a gente!

Muito mais que te ensinar francês, nosso lema é te fazer alcançar os seus objetivos, sendo eles pessoais ou profissionais! Conheça mais os benefícios em estudar com o Curso de Francês Online.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online