Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
(11) 98814-0429
(11) 3031-3599

Como é ser um professor de Francês?

Por Juliana Azevedo dezembro 10, 2018
professor livro francês

Conversamos com duas professoras de francês do Curso de Francês Online (CFOL): Juliana Birchal e Marie Autefort, para saber um pouco mais de como é ser professor de francês.

Juliana Birchal é formada em teatro, estudou 7 meses na França com o grupo de teatro famoso théâtre du soleil. Voltando para o Brasil se estabeleceu em São Paulo e se tornou professora de francês.

Marie é mestre em FLE (Français Langue Etrangère) pela Université de Bordeaux, instrutora de francês e gerente de educação a distância do IFESP.

Queríamos saber como é dar aula de francês e possíveis dicas que elas podiam dar para futuros professores de francês. Nós selecionamos algumas informações importantes tanto para aqueles que já são professores francês como para os que serão professores de francês no futuro.

É difícil encontrar trabalho como professor de francês?

Não é difícil encontrar alunos que queiram aprender francês, segundo as professoras existem muitos alunos interessados em aprender francês. Questionadas se existe diferença entre professores nativos ou não, as duas professoras reforçam que tanto um como outro são professores capacitados. Elas acentuam que talvez seja interessante começar com um professor de francês e talvez depois ter aulas com um professor nativo.

 

A licenciatura é necessária?

A licenciatura no geral tem uma estrutura de curso com aulas gerais sobre o mundo da educação que mistura alunos de vários cursos. Porém mesmo que você não tenha licenciatura conta muito já ter tido uma experiência dando aula, pois isso vai facilitar na hora de começar a lecionar.

Existem outras formações para ser professor de francês fora a licenciatura em francês, como, por exemplo formação em FLE (francês língua estrangeira). Juliana Birchal fala que esse foi o caso dela, pois ela era formada e licenciada em teatro, porém isso não foi um impedimento na hora de começar a dar aulas de francês.

 

E pra ser professor de francês na França?

Se você quiser ser professor de FLE na França, a Marie diz que normalmente é preciso um mestrado em didática do FLE, mas enfatiza, assim como Juliana, que o mais importante é a familiarização com a didática.

 

Dica para quem já é professor de francês

Sempre se atualizar, fazer cursos e formações. Juliana acentua que ela teve que fazer isso, por não ter graduação em letras, mas mesmo no caso dos formados em letras, é sempre importante estar atualizado e continuar estudando.

Marie reforça e diz que mesmo os professores mais antigos e experientes procuram se atualizar e dá o exemplo dela mesma que, por trabalhar com ensino a distância (EaD) que é completamente ligado a tecnologia, tem que está sempre atenta as novas ferramentas e tecnologias. Além disso, Marie acrescenta que é sempre bom se atualizar no vocabulário e na gramática, porque as língua também muda, fake news é unfox em francês, por exemplo.

 

Última dica essencial

Conhecer as novas teorias de aprendizagem para conhecer melhor o perfil dos seus alunos e otimizar as práticas em sala de aula. Porém, não se esquecer de sair da teoria e colocar o aprendizado na prática, tanto na sala de aula como participando de workshops, enfatiza Marie, relembrando dos workshops focados na prática em sala de aula propostos pelo CFOL.

A última dica essencial da Juliana é ter confiança no seu trabalho e ter humildade para admitir os erros e limitações, caso você se sinta coagido por ser um professor iniciante. Ela diz que muitas vezes queremos entrar na sala e já ser o mestre, mas precisamos saber que isso vem com tempo. Se você está entrando em uma sala de aula não é sem motivos, é porque você está apto para estar ali, então se sinta confiante do seu trabalho.

 

Você já conhece a formação para professore de francês FLE (Français langue étrangère) do IFESP? É a primeira formação FLE completamente online do Brasil, para aqueles que querem dar aula de francês e para os professores que desejam participar do processo seletivo do IFESP. O curso oferece uma excelente bagagem teórica e prática para que você obtenha um melhor desenvolvimento profissional da área do Francês. Entre em contato com a nossa equipe para maiores informações

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *