Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
(11) 99111-9425
(11) 3031-3599

O IFESP te leva a Paris no mês da Revolução Francesa

Por Administrativo julho 05, 2019

A cidade de Paris é um museu a céu aberto que te permite aprofundar ainda mais nos conhecimentos da história do país, como a Revolução Francesa.

O movimento político mais importante da França começou em 1789, durando 10 anos e marcando o fim do absolutismo francês. Um dos grandes feitos das reivindicações desse período foi a declaração dos Direitos dos Homens e dos Cidadãos  que espalhou para além das fronteiras francesas o conceito de universalização dos direitos sociais. Além disso, outro grande fruto da revolução foi a consolidação do sistema republicano que estimulava a representação popular. Esses ideais influenciaram grandes revoluções brasileiras como: a conjuração baiana  e a inconfidência mineira .

 

Um pouco da história de Revolução

A França se encontrava em uma situação econômica terrível antes do começo da revolução. O governo gastava mais do que ganhava e tinha muitas dívidas para pagar. Na época, a sociedade era dividida em 1º, 2º e 3º estado, sendo o último muito heterogêneo, desde os burgueses até os campesinos.

Para tentar conter a crise os estados gerais foram convocados. Quando a população soube que o Rei se mostrava contra a Constituição que estava sendo elaborada e ordenou o fechamento da Constituinte ela se revolta. Assim a população parisiense conhecida como sans-culottes atacou a bastilha, em 14 de julho de 1789, o que marcou o início oficial da Revolução francesa, instaurando a república, com a Prise de la Bastille, por isso esse dia é até hoje feriado na França! É importante lembrar que o feriado não leva o nome da Queda da bastilha e sim o nome de Festa da federação (Fête de la fédération), quando exercício da Revolução desfila no campo de marte e o rei assina a constituição que limita os poderes dele, mas o mantém no trono.

Somente em 1795, na época chamada de Diretório, Napoleão Bonaparte ganha o apoio popular e é líder do Golpe de 18 de Brumário, quando se inicia o período Napoleônico e termina o período de 10 anos que chamamos de Revolução Francesa.

 

Paris e a língua da razão e do conhecimento: #Aprenderfrancêsécultura

A importância dada à razão e o conhecimento na época, inspirou diversas revoltas populares e influenciou a mudança do regime político em diversos países da Europa. Sendo assim até hoje o francês é considerado uma das línguas mais importantes no quesito conhecimento e cultura!

Hoje em dia a cidade de Paris é um museu a céu aberto, é possível se aprofundar ainda mais nos conhecimentos da história da Revolução passando por museus e lugares estratégicos desse período como:

Bastille

Embora a Bastilha tenha sido quase que completamente destruída no evento que marca o início da Revolução ainda é possível visitar resquício do que um dia ela foi na Praça da Bastilha.

Palácio de Versailles

Palácio que era a residência de Louis XVI que viria a ser derrubado com a Revolução. O palácio foi placo na marcha sob  Versalhes, um protesto de mulheres que pediam pão.

 

La Conciergerie

Prisão onde foi mantida a rainha Marie Antoniete antes dela ser guilhotinada, essa prisão também abrigou diversos presos capturados pela Revolução.

Place de la Concorde e a Place de l’Hôtel-de-Ville

Place de la Concorde

Hôtel de ville de Paris

A Place de la Concorde é famosa e está localizada do lado da Champs Elysée, hoje em dia ela é reconhecida pelos seus belos chafarizes, mas ela era o local oficial onde os presos capturados pela Revolução eram guilhotinados. Outra passa que também a carrega em sua história um passado sangrento é a Place de l’Hôtel-de-Ville, antiga Place de la grève.

 

O IFESP te leva para Paris!

Imagina conhecer pessoalmente esses lugares com um acompanhante especial?

O IFESP está revolucionando sua história no mês da Revolução Francesa: matricule-se no nosso curso mais completo e concorra a uma viagem para 2 pessoas para Paris.

 

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *