Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
(11) 99111-9425
(11) 3031-3599

5 franceses mais famosos

by administrador Fevereiro 25, 2018

Hoje separamos, entre várias personalidades, os cinco franceses mais famosos no mundo, que são reconhecidos internacionalmente devido à grande influência que tiveram nas relações sociais ao longo da história, ultrapassando a cultura francesa e o tempo em que viveram.

1 – Joana d’Arc

Em francês Jeanne d’Arc, a jovem guerreira foi uma heroína canonizada pela Igreja Católica por sua participação como chefe militar na Guerra dos Cem Anos, quando a França disputava terras com a Inglaterra. Camponesa, analfabeta e religiosa, ela relatava ouvir vozes divinas que lhe diziam para libertar o povo francês do domínio inglês. Joana d’Arc tomou a frente das tropas e libertou a cidade de Orleans, após ver seus pais assassinados pelos ingleses. Foi executada na fogueira sob suspeita de praticar bruxaria como muitas outras mulheres na história. Símbolo de força e resistência, ela se tornou a santa padroeira da França no século passado.

2 – Napoleão Bonaparte

 

De origem militar, o imperador francês ganhou muito prestígio nas etapas finais da Revolução Francesa, depois liderou um golpe de estado e tornou-se imperador. Sua famosa política expansionista na Europa marca a influência do conhecido “Grande Armée”, seu exército, sobre outros países. Na história, o período em que o general exerce seu poder absoluto fica conhecido com “Era Napoleônica”, até a Batalha de Waterloo contra as potências inimigas, o que marca o seu fim. Napoleão é conhecido em todos os cantos do mundo, e não é só nas aulas de história. Faça o teste e pergunte para algum parente sobre algum francês conhecido!

3 – Descartes

Notável por uma vasta produção no campo da ciência, da filosofia e na matemática, o pensador é conhecido como fundador da filosofia moderna, pois a sua obra foi influencia determinante para as gerações posteriores que elaboravam teses em reação à filosofia cartesiana. Ele é o autor da famosa frase “penso, logo existo”, ou “je pense, donc je suis” que já se tornou popular embora o seu conceito não seja tão popular assim. O também “pai da matemática moderna” sugeriu a fusão da álgebra com a geometria, o que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que leva o seu nome.

4 – Edith Piaf

Édith Giovanna Gassion foi uma cantora francesa que é reconhecida internacionalmente por seu estilo trágico de expressão na “chanson française”, que por vezes remete à sua própria história de vida. Édith Piaf está sepultada no célebre cemitério do Père-Lachaise na capital francesa. Seu funeral foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista em Paris. Hoje, o seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro. Entre suas canções mais conhecidas estão “La vie en rose” (1946), “Hymne à l’amour” (1949) e “Non, je ne regrette rien” (1960). Ela também participou de peças teatrais e filmes. Em 2007 foi lançado um filme sobre a sua historia de vida sob o título original “La Môme” do diretor Olivier Dahan, que na versão brasileira chama-se “Piaf – Um Hino Ao Amor”. Corra para ver, ou melhor, ouvir!

5 – Coco Chanel

 

Gabrielle Bonheur Chanel foi estilista e fundadora da marca Chanel. Junto com Paul Poiret, outro reconhecido estilista francês, Chanel foi considerada como a libertadora dos constrangimentos da “silhueta corset” e popularizou a aceitação de um estilo esportivo e casual como padrão feminino na era da pós-Primeira Guerra Mundial. Uma designer de moda bastante ousada em alguns aspectos para os padrões de seu tempo, a influência de Chanel se estendeu além das roupas de alta costura. Sua estética de design foi realizada em jóias, bolsas e frangrâncias. A sua assinatura no perfume Chanel nº5 alavancou a reputação do produto a um nível de procura internacional. Ela é a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.

O que achou?

Veja também a influência da cultura francesa no nosso mini-dicionário sobre perfumes e entenda o porquê do clichê que encarrega erroneamente aos franceses a invenção dos perfumes.

Deu vontade de aprender francês?  Cadastre-se abaixo e beneficie de uma amostra gratis! 

Oh là là!

Social Shares

Related Articles

2 Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *